Balneário Camboriú

Localizada no litoral norte de Santa Catarina e a 80 km da capital do estado Florianópolis, Balneário Camboriú faz parte da mesorregião da do Vale do Itajaí e faz divisas com Itapema, Camboriú e Itajaí.

Com uma população de 124 557 habitantes (IBGE/2016) e uma área aproximada de 46,244 km² a cidade se destaca por ter o 2º melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado e o 5º melhor do país (IBGE/2016).

 

Obras Previstas | Realizadas

Prolongamento e ampliação da Terceira e Quarta Avenida, ruas, e trechos de marginal ao longo da rodovia BR 101 (Em execução);

Alargamento da faixa de areia (Projeto em processo de aprovação em todos os órgãos competentes);

Novo Centro de Eventos (Em execução);

Ponte sobre o Rio Camboriú (Projeto concluído);

Melhorias na infraestrutura com espaços de lazer: praças, academias de ginástica ao ar livre, passeios na orla e ciclovias. (Projetos concluídos) 

Mercado Imobiliário

Pesquisa divulgada pela FIPE aponta que Balneário Camboriú possuí o metro quadrado mais valorizado do Brasil. (Revista Exame, Maio/17)

A cidade também aparece no ranking dos municípios com mais de 100 mil habitantes onde os imóveis mais valorizaram em 2016. Está em 2º lugar, com 8,9% de valorização. (Revista Exame, Maio/17)

Pesquisa realizada pela revista “Veja” mostrou que o município ocupa a 4ª posição na lista de melhores lugares para se morar. O levantamento é feito com base no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), considerando a expectativa de vida da população, a educação e a renda. (Revista VEJA, Dez/16)

A revista Viagem e Turismo elencou 11 praias brasileiras que são verdadeiras piscinas, aliando tranquilidade e boa infraestrutura. Em 2º lugar na lista está a Praia de Laranjeiras, que faz parte do roteiro Interpraias. (Revista Viagem e Turismo, Maio/17).

Turismo

Entre as atrações turísticas estão o Complexo Cristo Luz, Morro do Careca,   Barra Sul onde encontra o Molhe, Passeios de Barco Pirata a Passarela Da Barra Lidando a Barra Sul ao Bairro da Barra e o teleférico que agrega o Complexo Turístico UNIPRAIAS e que liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras e às demais praias da região sul de Balneário Camboriú: Taquaras, Taquarinhas, Pinho, Estaleiro e Estaleirinho. Pinho é a primeira praia de nudismo oficial do Brasil. Essas praias são interligadas por uma estrada denominada Interpraias.

Balneário Camboriú oferece estrutura de apoio ao turismo, contando com mais de 100 hotéis, gastronomia variada, comércio e prestação de serviços.

Complexo Turístico Morro do Careca.

O Morro do Careca, localizado em Balneário Camboriú, permite visão panorâmica da cidade e também da Praia Brava, em Itajaí. O local, no Litoral Norte catarinense, também é ponto de partida para voos de parapente.

O Complexo Turístico é uma área de encosta, com cerca de 100m acima do mar e por isso permite uma visão de 180º. Além dos voos de parapente, a área ainda abriga a Praia dos Amores, do Buraco e Brava.

Complexo Cristo Luz

Inaugurado em 1997, o Cristo Luz é um monumento de 33 metros de altura localizado em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriú – SC. Durante a noite, um sistema de iluminação cria um efeito multicolorido no Cristo. Além do monumento, o complexo tem um presépio permanente, dois mirantes para a cidade, shows musicais e atrações culturais. É um passeio com atrações para toda a família.

Barra Sul

Quem gosta de lugares pacíficos e cercados por natureza vai se apaixonar por Barra Sul. O molhe construído no local é ideal para longos e tranquilos passeios, com vista para toda orla de Balneário Camboriú – SC. O complexo da Barra Sul inclui também um terminal do teleférico e um restaurante flutuante que vale a visita!

Parque Unipraias

Um teleférico leva os visitantes do parque de uma ponta a outra. No meio do caminho, há uma parada para que os turistas caminhem pelas montanhas. O Parque Unipraias tem também passeio de navio pirata e outras atrações que agradam a todas as idades! O Youhooo, por exemplo, é um brinquedo que simula um trenó de montanha. São 710 metros de trajeto em que se pode aproveitar para observar a praia central. Já o ZipRider é um passeio a cabo inspirado nas tirolesas, com descida em meio à mata atlântica. Não deixe de conhecer estas e outras atrações do parque. 

Passarela da Barra

O visual lá de cima é lindo e a estrutura é gigantesca: são 190 metros de uma ponta a outra e 114 metros de vão livre, o equivalente a um prédio de 22 andares. Pela Passarela da Barra, que liga a orla de Balneário Camboriú ao tradicional bairro da Barra, do outro lado do rio que deu nome à cidade, passam moradores e agora também turistas.